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Os benefícios de respirar corretamente

Respirar Corretamente

Inspirar e expirar é tão automático no dia a dia que a gente nem pensa que pode usar essas ações para melhorar o desempenho na ginástica, domar o stress e a ansiedade e até emagrecer. Uma respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados.

Os movimentos corretos de respiração devem envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar.

1. Respirar corretamente reduz a ansiedade e os riscos de aumento da pressão arterial, depressão e diabetes.

2. Para eliminar toxinas do corpo não basta comer adequadamente, é preciso também saber respirar. Fazendo o processo corretamente, pelo nariz e usando o diafragma, é possível evitar gastrites, enxaquecas e má digestão.

3. Bebês respiram da forma certa. Eles movimentam a barriga quando respiram, mas quando choram é o tórax que mexe de forma mais dramática. Ou sejam, quando estão ansiosos fazem a respiração errada.

Mais calma e mais energia

Há uma técnica de respiração para quase todas as situações.

1. Vontade de gritar em pleno congestionamento ou de pular no pescoço do chefe? Respire. Sentada confortavelmente, bloqueie a narina direita com o polegar e inspire profundamente pela esquerda. Com o pulmão cheio, feche a narina esquerda com o indicador e solte o ar pela direita. Inspire novamente pela narina direita, tampe-a e expire pela esquerda. Repita quantas vezes quiser, até se sentir mais calma. A respiração vai ajudar a aquietar a mente, recobrar a racionalidade e impedir que você aja impulsivamente.

2. Sente-se com as pernas cruzadas ou em uma posição confortável, com a coluna ereta. Inspire e expire de forma lenta e profunda por alguns segundos. Em seguida, inspire e expire pelo nariz rapidamente, empurrando o ar com a força do abdômen. Repita sem parar durante um minuto, faça uma pausa de um minuto (respirando devagar) e repita essa sequência mais duas vezes. Depois, volte a respirar normalmente.

A importância da postura correta

Se uma pessoa passar o dia sentada, isso levará à degradação da postura correta. No entanto, este fator afeta também o processo de respiração: a pessoa que esteja “encurvada” começa a respirar com o peito, não com a barriga.

A posição do corpo durante o sono também é importante para a respiração. Acredita-se que, do ponto de vista da respiração, o mais saudável é dormir de barriga para cima com duas almofadas apoiando o corpo: uma pequena debaixo da cabeça e outra de altura média colocada debaixo do quadril, para levantar a pélvis.

A respiração inadequada reduz significativamente o fornecimento de oxigênio ao corpo. Para restabelecer a capacidade de respirar corretamente, basta que se concentre algumas vezes por dia para ver se você está respirando pelo nariz ou pela boca e se a sua barriga se move ou não durante a mecânica do processo.


Fontes: FitSeven, Art of living